terça-feira, 8 de abril de 2008

Educação Brasileira

O Estado brasileiro aponta três finalidades essenciais do ensino de jovens em nosso país (Lei 9.394/96, art.36, §1º.):
  1. domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;
  2. conhecimento das formas contemporâneas de linguagem; e
  3. domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania.

Parece-me uma piada de mal gosto imputar a responsabilidade de atingir esses fins a orientadores que:

  1. apenas fracassam na teorização e aplicação dos princípios que presidem a produção;
  2. deturpam a linguagem de tal modo a ponto de definirem socialismo como “conjunto de doutrinas de fundo humanitário que visam reformar a sociedade capitalista para diminuir um pouco de suas desigualdades”; e
  3. relevam o domínio da filosofia por permitir ao aluno “entender seu mundo, a realidade que o cerca, as classes e as lutas de classe, o papel do Estado e modos de produção”.

Como resultado, o Brasil hoje produz mentes consideradas pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação Estudantil) entre mais ineptas do mundo!

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