quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O Eleitor Brasileiro

O eleitor brasileiro às vezes comporta-e como um Narciso às avessas: Investe contra a auto-imagem com fúria hedionda. Veja-se, por exemplo, o caso de São José dos Campos.

Cidade próspera. Ditante 91 quilômetros de São Paulo, a vitrine industrial do país. Se há pedaços do Brasil que precisam ser feitos, São José dos Campos não é um deles. Os moradores da cidade já a fizeram.

Pois bem, os eleitores desse naco pujante do mapa brasileiro acomodaram na câmara de vereadores local a ex-deputada federal Angela Guadagnin (PT). Sim, ela mesma, a bailarina da pizza. Ela já chefiara a prefeitura local na década de 90. Depois, elegera-se deputada federal por duas vezes. Em 2006, Ângela Guadagnin tentara renovar o mandato de deputada. Mas o eleitor, com o bailado do plenário da Câmara ainda fresco na memória, dissera "não".

Agora, uma São José dos Campos convertida em anti-Narciso substitui o "não" por um surpreendente "sim". Ao dar à “bailarina” do mensalão um mandato de vereadora, o eleitor como que escarra na própria imagem.

Houve muitas outras cusparadas país afora. Nada menos que 45 políticos de "ficha suja" foram eleitos ou passaram ao segundo turno da eleição municipal.

por Josias de Souza, em seu blog

Nenhum comentário: