quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Direitos Humanos e as Esquerdas

Sabemos todos que, nestes dias, estão acontecendo vários encontros de govenantes sul-americanos e caribenhos na Costa do Sauípe, na Bahia. Dentre eles, está o sr. Raul Castro, governante de Cuba, que substituiu seu irmão Fidel.
Vamos ver duas notícias que saíram hoje. Depois, eu as comento.


O presidente de Cuba, Raúl Castro, agradeceu nesta terça-feira, 16, a decisão da América Latina e do Caribe de condenar o embargo dos Estados Unidos a seu país e ofereceu a "modesta" ajuda da ilha caribenha à integração regional. "Em nome de uma Cuba que sofreu quase 50 anos com o bloqueio agradeço aos países da América Latina e do Caribe por seu firme apoio à declaração contra a ilegal e injusta política que viola os direitos humanos de nosso povo", disse o presidente em seu discurso na Cúpula da América Latina e do Caribe.

"Cuba, apesar do vingativo bloqueio, está disposta a compartilhar sua modesta experiência para colaborar com a região, já que a colaboração, junto com a solidariedade e o internacionalismo, constituem a base de nossas relações com o mundo", frisou Raúl.

Com seu discurso nesta terça na Costa do Sauípe, na Bahia, Raúl Castro, que em fevereiro passado assumiu oficialmente a Presidência de Cuba, estreou como governante em fóruns internacionais fora de seu país. Segundo o chefe de Estado cubano, o encontro que reúne pela primeira vez todos os líderes da região sem exclusões e sem a presença de países de fora tem "inquestionável transcendência".

"As condições são propicias para dar andamento a um processo estratégico para os destinos de nossa região", afirmou. Para ele, é necessário passar paulatinamente das palavras aos atos de modo a superar um modelo de integração baseado na "globo-colonização" e alcançar um modelo com base na solidariedade.

"As ações integradoras desta cúpula devem ser guiadas pela cooperação entre nossos povos. É essencial que a cúpula tenha acompanhamento e que não se reduza à oportunidade de nos ver e intercambiar opiniões nesta ocasião", destacou o chefe de Estado.

Segundo Raúl, a América Latina conta para sua integração com recursos, evolução tecnológica e um potencial científico pouco aproveitado. Ele assegurou que uma das prioridades do atual processo tem que ser a busca por uma resposta regional para a situação econômica mundial.

"A complexidade da crise requer uma participação de todos para sua solução. Por isso, realizamos os esforços que conduziram à criação de diferentes grupos de modo a buscar alternativas para uma crise cujos efeitos ainda não se podem prever", sustentou.

da EFE


Autoridades cubanas prenderam mais de 30 pessoas nesta semana, quando foi comemorado o Dia Internacional os Direitos Humanos, disse na quinta-feira a entidade nova-iorquina Human Rights Watch, citando relatos da imprensa e de grupos cubanos.

A entidade afirmou que vários dos presos estavam se dirigindo a Havana para participar de passeatas na quarta-feira, quando foi comemorado o 60º aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

"O governo cubano deveria libertar de forma imediata e incondicional os dissidentes que foram arbitrariamente detidos nos últimos dias", disse a HRW em nota. O governo cubano não se manifestou, mas costuma chamar os dissidentes de "mercenários a soldo dos EUA".

A nota da HRW diz que alguns dos presos já foram liberados, mas não se sabe quantos permanecem detidos. Entidades do setor dizem que em outras ocasiões o regime cubano já deteve pessoas para impedir sua participação em protestos.

Cerca de 30 parentes e seguidores de dissidentes presos desde 2003 fizeram uma passeata em Havana na quarta-feira para marcar o Dia dos Direitos Humanos. Outro protesto marcado para a capital foi cancelado, por razões desconhecidas.

Recentemente, Cuba assinou dois acordos da ONU sobre direitos civis e políticos, e a União Européia em junho decidiu suspender as sanções que havia imposto a Cuba em 2003 por causa da prisão de 75 dissidentes - dos quais cerca de 50 permanecem encarcerados.

O chanceler Felipe Pérez Roque disse na quarta-feira que Cuba se submeterá no começo de 2009 a uma revisão do Conselho de Direitos Humanos da ONU. A Comissão Cubana para os Direitos Humanos, entidade ilegal mas tolerada pelo governo de Cuba, estima que haja cerca de 200 presos políticos na ilha.

O grupo disse na quarta-feira que cerca de 50 pessoas foram detidas nesta semana para não participar de atividades em Havana.

por Reuters

Tá bem... Tá bom... Então, Cuba só não é um paraíso dos direitos humanos porque o embargo econômico - e não bloqueio, como os bocós esquerdistas adoram dizer - dos EUA (e vejam bem, só os EUA, praticamente, fazem este embargo) é desumano para com o povo da ilha-cárcere?

E estas prisões que ocorreram em Cuba? São justas e democráticas pela visão distorcida destes militontos sub-marxistas?

É assim, na verdade, que Cuba comemora os direitos humanos: revogando todos eles! Porque para os esquerdistas, somente eles têm direitos: direito à vida, direito à felicidade, direito à liberdade, direito ao dinheiro, direito à prosperidade, direito à escravização de todos os outros indivíduos na nação que governam!

Para comemorar, então, a declaração das nações que querem o fim do embargo a Cuba, uma foto recente de Raul, quando tomaram Cuba e organizaram a festinha chamada Revolução Cubana. Ele é o que está amarrando o rapazola que foi friamente assassinado logo depois.

Este é o direito humano que eles mais gostam: direito de ficar calado durante a execução!

Nenhum comentário: