quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Dinheiro na Mão é Vendaval

Os governos Federal, Estadual e Municipal arrecadaram em 2008, percebam, um trilhão e cinquenta e nove bilhões de reais. Mais de 1 trilhão em reais de impostos. Isto corresponde a um imposto per-capita de 5.883,33, ou seja, cinco mil oitocentos e oitenta e três reais, o que dá um pagamento de 14,17 salários mínimos por ano. Isso como média, claro. Agora, honestamente, para onde vai essa dinheirama? Você, caro leitor, vê isso em bons serviços? Em boas escolas? Em boa saúde pública? Mas os governos nas três instâncias estão abarrotados de funcionários. O que eles fazem por lá?

Mas qualquer pessoa com o mínimo de bom censo e que não seja desonesto do ponto de vista emocional (intelectual é impossível cobrar o contrário) pode observar que é um procedimento, esse dos nossos governos, que tem levado à miséria uma grande parte da nação em benefício de uma minoria que vive nababescamente às custa dos escravos pagadores de impostos extorsivos.

Estamos em uma crise mundial, isto é, para o setor público não, pois o governo federal deu um aumento conforme a medida provisória de número 440, veja vocês, a noventa e um mil e trezentos e oito (91.308) servidores, o que irá aumentar as despesas, até 2011, em 20 bilhões de reais, e, achando pouco, ainda emitiu outra medida, de número 441, contemplando mais 380 mil funcionários públicos, aumentando as despesas até 2011, em 23,5 bilhões.

A nossa senadora Rosalba Ciarline, que foi relatora da medida, procurou os Ministros da Fazenda e do Planejamento e foi informada, pelos dois, que havia bastante dinheiro e podia fazer o relatório favorável concedendo o aumento. Fiquei surpreso porque o governo Lula quando assumiu o erário, a dívida era de 650 bilhões, e hoje é de 1 trilhão e 500 bilhões de reais, tornando a nossa dívida interna insustentável como disse o ex-ministro da fazenda Maílson da Nóbrega.

Com estes aumentos, os funcionários públicos certamente não farão greve alguma (essa é a estratégia do governo do Lula) por aumento de salário, até as eleições e com isso o nosso presidente pode fazer mais uma cortesia com o chapéu alheio.

Não falta dinheiro para o ócio, mas falta para investimento em infra-estrutura, expandindo a iniciativa privada, que é a maneira segura de tirar o povo da miséria. No ano passado só foi investido, vejam vocês, 22,5 % de todo o orçamento do governo federal. O resto foi para pagar divida e folha de funcionários (mas sem os serviços devidos). Estou totalmente convencido que o PT tem muita dificuldade em construir alguma coisa importante para o Brasil.

Por Adauto Medeiros, engenheiro civil e empresário

Nenhum comentário: