quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Mensagem de Natal 2009

E novamente é Natal. Novamente é tempo de esperança, de renovar a disposição do espírito, induzindo-o a esperar as coisas que queremos que sejam realizadas, lutando por elas.

É tempo de repensar algumas posições e reafirmar outras, com o espírito renovado, celebrando o sentido da vida.

É tempo de lembrar que viver é, antes de mais nada, calcar a existência em três pilares: aprender, ensinar e fazer, sempre lutando contra o mal, contra a ignorância, contra o "espírito bovino" que assola aqueles que têm estado, no mais das vezes, ao nosso lado.



É tempo de lembrar que nunca nos é dado um desejo sem que também nos seja dado o poder de realizá-lo. E que, apesar disto, teremos que nos esforçar, na maioria das vezes, para conquistá-lo, ao invés de esperar que outros o façam por nós.

Pois somos todos, cada um de nós, únicos. Não somos animais gregários e, portanto, devemos ser responsáveis por todas as decisões que tomamos em nossas vidas, pois dentro de nós está o poder de nosso esforço para a riqueza e a pobreza, a liberdade e a escravidão, a sabedoria e a ignorância. Somos nós, cada um de nós, que controlamos isso, e ninguém mais.

É imbuído deste espírito, que desejo a todos os leitores deste blog um bom Natal e que cada um se lembre, sempre, que o mal quer-nos, a todo momento, sob seu julgo e que, por isto, devemos continuar combatendo-o, a fim de preservar nossa integridade e nossa liberdade.



Certa tarde, o sábio Akbar chegou a um pequeno povoado. Seus ensinamentos não conseguiram interessar à população e, depois de algum tempo, ele tornou-se motivo de riso e ironia.

Um dia, um grupo de homens e mulheres começou a insultá-lo.Ao invés de fingir que ignorava o que acontecia, o sábio foi até eles e desejou-lhes bom dia.

Um dos homens comentou:

- Será que além de tudo, estamos diante de um homem surdo? Gritamos coisas horríveis e o senhor nos responde com uma saudação!

- Cada um de nós só pode oferecer o que tem - foi a resposta do sábio.

Nenhum comentário: